Yanomami na Wikipédia

Destaquei a apresentação dos Yanomami durante a Oficina Digital no Telecentro, em que editamos a página da Wikipedia onde constavam informações caluniosas sobre o grupo.
Em anexo penduramos alguns slides mostrando o histórico das alterações, quem fez e como ficou.

Apresentação Yanomami

Anselmo Yanomami: pesquisamos aqui no navegador na internet, sobre o povo Yanomami que está dentro dos sites, onde se guarda as coisas dos brancos. Vimos que tem coisas boas no site da CCPY (http://www.proyanomami.org.br/), onde trabalhamos juntos com a parceria, ela não colocaria uma coisa errada porque ve as coisas na prática nas aldeias, participa das organizações sociais da comunidade, então não teria como colocar coisas erradas.
Mas quando entramos na wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ianom%C3%A2mis), vimos uma foto de um yanomami, e estudamos esse texto que fala algo que nenhum yanomami espera: fala que fomos forjados por uma ONG suiça nos anos 1970. Isso chamou muito nossa atenção e nos incomodou muito. Tem gente que é contra os povos indígenas e querem colocar coisas para acabar os índios, integra-los na sociedade nacional. Foi por isso que colocaram que os yanomami não existiam.
Isso é uma grande mentira, mas está aí dentro do site, e qualquer aluno pode pegar isso e aprender errado, porque o que está escrito ali vai ser estudado por nossos futuros. Isso é irresponsável, falta de respeito, preconceito. Do jeito que está aí parece brincadeira, os yanomami não são à toa, são yanomami, tem história, origem e tem seu criador. Tem a vida, cultura, tradição, crença. Se os yanomami tivessem sido forjados por ONG suiça, os yanomami não teriam história. Tem gente que quer divulgar nossa história para o mundo, mas tem gente que quer colocar o contrário, dizer que não existimos. Tem gente que quer ajudar e tem gente que quer estragar. Nós povos indígenas temos que nos juntar para estudar mais e cuidar disso que os brancos cuidam.

Fernando (ISA): vimos sites diferentes. Os Baniwa mostraram sites q são como vitrines, a gente só consegue ver o que tem ali, os Kotiria apresentaram um site fechado, que precisa de chave. A wikipédia é um tipo de site que permite que a gente mude o que está escrito lá dentro.

Eduardo: lendo o verbete dá para perceber que essa frase foi enfiada ali por outra pessoa que não escreveu o texto principal, porque ela é contrária ao que está escrito. Como podem 15 mil pessoas e 197 aldeias inventadas por uma ONG? Percebe-se que alguém entrou só para colocar essa frase e criar confusão. O professor pede uma redação sobre índios no Brasil, o aluno vai lá na wikipedia, copia, bota no trabalho e cai nisso, copia e acaba passando adiante.
A wikipedia foi criada para que as pessoas pudessem contribuir com as coisas que sabem, mas permite também que pessoas que queiram prejudicar alguém enfiem calunia, insulto, propaganda. Mas a vantagem é que em geral toda a porcaria que aparece na internet desaparece depressa, porque tem muita gente vendo, as pessoas ogo se tocam que aquilo é mentira e corrigem. Isso acontece principalmente na wikipedia em ingles, onde sempre há milhões de pessoas visitando. A wikipedia em portugues tem menos gente vendo, por isso os erros ficam mais tempo. Quanto mais gente acessa, menos erro tem.

Entramos na pagina de edição, onde se pode mudar o conteúdo do verbete, e apagamos o seguinte trecho: “há fortes indícios que essa etnia tenha sido forjada por uma ONG suíça nos anos 70, forçando a proteção de uma área onde comprovadamente existem imensas jazidas de nióbio, ouro e urânio do Brasil, alvos de cobiça internacional”.

Foi possivel rastrear exatamente a data da alteração, 6 de agosto de 2008 (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ianom%C3%A2mis&diff=prev&oldid...) e o numero do IP da máquina da pessoa q fez a alteração (http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Contribui%C3%A7%C3%B5es/200.100.75...), o que possibilitou constatar que dessa mesma máquina saiu uma alteração semelhante no verbete sobre a terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Fizemos uma pequena apresentação powerpoint mostrando esse episodio, vejam em anexo.

Eduardo: A vantagem de mostrar as páginas anteriores é essa: se mudam a sua página, é possível voltar na modificação anterior e colocar de volta a sua. Assim se controla o conteúdo da página. A pagina do George Bush na wikipedia, por exemplo: todo dia tinha alguem que enviava algum insulto. A wikipedia decidiu trancar a pagina, proibindo sua modificação, exceto por pessoas autorizadas. Isso acontece quando as páginas são muito visadas por pichação. Se continuar acontecendo isso, os yanomami podem pedir para a wikipedia trancar a página deles.

Higino Tuyuka: entendi a preocupação dos indígenas sobre a internet e como ela pode ser usada de forma que os cientistas e antropólogos poderiam ter melhores informações. Nós temos que ter antropólogos parceiros que tenham compromisso, que escrevam bem de acordo com o pensamento crítico e construtivo, para não deturpar. O antropólogo ou biólogo compromissado pela causa não divulga informação distorcida. Tem aventureiro que não tem compromisso, recém formado, curioso aventureiro que passa por aqui, médico que vem estagiar nessa região, recrutam nós como cobaias. Às vezes a gente fica animado com o cara, às vezes vem uma mocinha de faculdade, bonitinha, a gente convida, acho que não é bom. Nós mesmos temos que selecionar isso, porque tem gente que não tem ética na profissão, como todo ser humano. Para nós vai ser difícil controlar, a gente não trabalha o dia inteiro na internet, o camarada coloca uma noticia deturpada, em 24 horas todo mundo já está sabendo, essa é a minha grande preocupação.

Yapariwá Yudjá: parece difícil quando começamos a entender, é uma coisa que aperta todo mundo. As pessoas quando colocam algo na internet, nem estão sabendo, eles querem que nós indigenas fiquemos tutelados. Quando acesso a internet muitas vezes eu vejo que tem trechos que falam de vários povos, não dá para saber se aquilo que eu leio é verdade. Muitas vezes eu leio aqueles textos, eu não acredito, prefiro saber se é verdade do próprio povo que é dono da história.

Página da Wikipédia em português sobre os Yanomami, editada pelo pessoal na oficina digital.

Yanomami na Wikipédia
AnexoTamanho
yanomami wikipedia.ppt1.05 MB