conhecimentos tradicionais

Material utilizado nas oficinas de conhecimentos tradicionais

Material utilizado nas oficinas de conhecimentos tradicionais

Pessoal estamos postando o documento que utilizamos como suporte nas Oficinas de Conhecimentos Tradicionais e Novas Tecnologias.
Espermos contar com todos entre os dias 23 e 27/03 na Oficina e no Encontro de Culturas.

Preparativos do Encontro de Culturas - participantes

Preparativos do Encontro de Culturas - participantes

Pessoas que irão participar da Oficina de Conhecimentos Tradicionais e Encontro de Culturas em São Gabriel da Cachoeira – 23 a 27/03/2009
1. Baiawi/Iauaretê
2. 1 velho Tukano do médio tiquié - Aeity
3. Adeilson Lopes da Silva - Isa
4. Adriano de Jesus - Maloca Koivathe/IPHAN
5. Alberto de Lima “Briga” - Uapui/Aiari
6. Aloisio Cabalzar - Isa
7. Alôncio Garcia - ABRIC/Pesquisa Pimenta
8. Ana Gita - Iphan
9. André Fernando - Baniwa
10. Andre Martini - Isa
11. Andreza Andrade - Isa
12. Baniwa de Itacoatiara-mirim
13. Camila - Isa
14. Cleonice Apolinário - EIBC/ Pamali

23 a 27 de Março/2009 - Encontro de Culturas em São Gabriel da Cachoeira

23 a 27 de Março/2009 - Encontro de Culturas em São Gabriel da Cachoeira

São Gabriel da Cachoeira irá sediar o primeiro encontro de culturas entre alguns povos indígenas do Rio Negro e Rio Xingu. Este evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de março e participarão os povos Tuyuka, Baniwa, Kotiria, Tariano, Desano, Tukano do Rio Negro, e os povos Yudja e Ikpeng do Xingu.
Estes povos possuem projetos de registro das suas próprias culturas, nas quais utilizam instrumentos tecnológicos de outros povos para o registro de aspectos importantes de suas culturas.

Oficina Yudja

Na semana de 29/10 a 04/11 estará acontecendo na aldeia Tuba tuba, a Oficina de Conhecimentos Tradicionais e Novas Tecnologias com o povo Yudja. Esta oficina dará continuidade as conversas realizadas em agosto do ano passado nesta aldeia.
Veja Aqui

Mídias Nativas

Mídias Nativas

Mídias Nativas - seminário em SP

Esse evento parece bem interessante...

Diretrizes para o material preparatório das oficinas

Conforme vimos discutindo nas nossas reuniões de coordenação, as oficinas sobre Conhecimentos Tradicionais e Novas Tecnologias deverão se desdobrar em dois momentos: (i) discutir as formas de gestão tradicionais dos conhecimentos indígenas relacionados ao projeto em questão (no caso do Rio Negro, os projetos de valorização da música Baniwa e das danças Wanano), e (ii) apresentar os potenciais das novas tecnologias que serão utilizadas pelos índios para difusão cultural atraves da internet.

Povos Indígenas têm visões diferentes sobre proteção de conhecimento tradicional no IGC-OMPI

Pessoal, vejam notícia sobre os resultados da reunião do Comite Intergovernamental de Recursos Genéticos, Conhecimentos Tradicionais e Folclore da OMPI.
Além da confusão entre o que os países e os povos indígenas defendem, em termos de legislação internacional de proteção de CT, há grande confusão também entre os próprios indígenas sobre como melhor abordar essa questão.

"A relação aparentemente inusitada entre as formas tecnologicamente mais novas de produção do conhecimento e as formas...

... supostamente arcaicas, milenares de produção de conhecimento parece se encontrar em algum lugar, em parte porque é um lugar que é o contrário apenas do lugar onde a doutrina clássica da propriedade sobre um bem material se constituiu." Eduardo Viveiros de Castro

Graham Dutfield fala sobre conhecimento tradicional no INPI

Em 23 de novembro o professor da Universidade de Leeds, Graham Dutfield proferiu palestra no Instituto Nacional da Propriedade Industrial -INPI sobre a proteção de conhecimentos tradicionais. Mauricio Guaragna, advogado do Centro Tecnologia e Sociedade da FGV-RJ e colaborador deste projeto, nos enviou um relato do evento: