O banco de dados Mukurtu Wumpurrarni-kari

O banco de dados Mukurtu Wumpurrarni-kari

Ronaldo Lemos do CTS/FGV nos mandou essa dica de projeto: aborígenes na Austrália desenvolveram seu próprio banco de dados, integrando seus protocolos culturais e restrições de acesso ao conhecimento à própria ferramenta digital. Abaixo traduzi um trecho do release deles:

O banco de dados Mukurtu Wumpurrarni-kari é um arquivo baseado em navegação construído a partir dos protocolos culturais da comunidade aborígene Warumungu, na Austrália. O banco é a solução para a preocupação da comunidade sobre o acesso e reprodução de versões recentemente digitalizadas de material cultural e fotos pessoais e da comunidade. Com milhares de fotos, vídeos e outros materiais retornados à comunidade e "virtualmente repatriados" por museus nacionais, a comunidade precisava de um jeito para manter os protocolos culturais acerca do acesso, circulação e reprodução desse material. Esses protocolos incluem regras sobre acesso restrito para homens ou para mulheres, regras de acesso restrito a pessoas de determinadas regiões, clãs ou familias, regras de acesso restrito a familiares de imagens de pessoas mortas, entre outras. Para tornar disponíveis as imagens digitais de familias, artefatos, lugares sagrados, cerimônias e outros materiais a membros da comunidade Warumungu, era preciso criar um sistema digital que incorporasse os protocolos culturais vigentes na comunidade. Esse sistema de protocolos culturais já existente foi a base para criar a lógica interna, a estrutura e a interface gráfica do baco de dados.

No site deles: http://www.mukurtuarchive.org/ tem um simulador do banco de dados, é interessante: dá pra criar um login, pendurar documentos e estabelecer as regras de acesso para cada documento, de forma bem detalhada.

Equipe de produção:

Diretora do Projeto: Dr. Kimberly Christen, Assistant Professor Washington State University (kachristen@wsu.edu; www.kimberlychristen.com)

Lead Developer: Craig Dietrich, Graduate Researcher University of Iowa School of Art and Art History, Intermedia Area (craigdietrcih@gmail.com)

Interface Designer: Chris Cooney, Director Web Communications University of Idaho (ccooney@uidaho.edu)

Consultant Developer: Tim Dietrich